terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sana - RJ

O Sana é um paraíso encravado entre a serra e o mar ao norte do Estado do Rio de Janeiro; é um lugar muito alto astral repleto de pessoas idem. É um lugar mágico.
São várias cachoeiras, montanhas e vales lindos, é um lugar pra quem curte natureza e paz, lugar para ir e voltar várias vezes.
Sua pequena população, vivendo ao redor da única rua que atravessa o casario à beira do rio luta pela preservação da paz, cultura, tranquilidade e a Natureza, por isso aposta no ecoturismo consciente, de forma que possa produzir o desenvolvimento da região sem prejudicar suas características originais.
De Casimiro de Abreu até ao arraial são 25km pela estrada Serra-Mar, já asfaltada, e de Nova Friburgo são apenas 60 Km, e uma olhada carinhosa nos mapas rodoviários, o Sana está mais próximo de Nova Friburgo do que de Macaé, via serra-mar.
Sana é um arraial bem simples, lá você não vai encontrar bancos, nem cabines 24hs, portanto leve dinheiro. Cartões são aceitos em alguns estabelecimentos, até porque não existem muitos. Esqueça o celular, no Sana não tem sinal, mas tem alguns "orelhões" pela cidade. Se você toma algum remédio, melhor não esquecê-lo porque a farmácia é pequena. O comércio na localidade é simples, mas você encontra bons lugares para fazer as suas refeições e seus lanches onde a comida é de primeira.

Um comentário:

  1. Fui um dos pioneiros a acampar em sana. Em 1990, Sana era apenas um pacato vilarejo. Não tinha açougue, depósito de gelo, farmácia etc... As bebidas que consumimos eram colocadas dentro do saco da barraca e mergulhadas no rio com uma pedra para refrescar as bebidas. Fora isso, a seqüência das cachoeiras era o máximo! descíamos pela cachoeira Pai, onde caíamos de uma altura de uns 3mts dentro de um poço onde a correnteza nos levava para uma canaleta de pedra de uns 8mts de comprimento na qual escorregávamos até a cachoeira Mãe, onde terminava a seqüência; Aí você escolhe: descer pela água na cachoeira Mãe, uma parede de pedra lisa com uns 8mts de altura até o poço; ou descer pela pedra seca lateral, como mostra figura acima. Pura adrenalina! vale a pena fazer essa seqüência!

    ResponderExcluir